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Nossos compromissos
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Qualidade
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Entender a tradução cotidiana para a palavra "qualidade" é o primeiro passo para implantar uma política de qualidade de software e estimular entre os desenvolvedores a busca insaciável por um produto mais íntegro. Pois, mesmo com toda a aplicabilidade de novas tecnologias e linguagens, um programa não existe sem que um programador participe de sua confecção. O que deixa o desenvolvimento em um nível artesanal.
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O gerenciamento das competências do profissional que desenvolve softwares implica em burocracia, controle e "esportividade". Sim, a "esportividade" de convivência e relacionamento mais aberto são os grandes diferenciais na busca do comprometimento. O primeiro passo não é implantar um controle rígido, mas sim, posicionar o profissional de forma a identificá-lo com a empresa. Um profissional que levanta a bandeira de sua empresa torna-se um motivador da qualidade.
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A criação de paradigmas é um mal a ser combatido: mesmo que rotinas se façam necessárias para a aplicação de uma metodologia, estas situações propiciam um vício. É preciso estimular a criatividade. Entretanto, não se pode confundir criatividade com maquilagem. A qualidade deve imperar em todos os momentos, seja em uma visão gráfica ou nas boas práticas de se programar um código mais enxuto e objetivo.
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Por isso, a implantação dos conceitos de SQA (Software Quality Assurance), ou Garantia de Qualidade de Software é o primeiro passo de muitos que ainda terão que ser dados. Faz-se necessário ressaltar que o SQA não garante a qualidade, mas sim o processo que leva à qualidade.
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As funcionalidades da garantia de qualidade de software estão inseridas em todos os projetos de software e têm por objetivo garantir a execução dos processos de acordo com os padrões estabelecidos, bem como apoiar as áreas de desenvolvimento e engenharia de software na utilização desses processos.
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Todas as ocorrências têm que ser registradas para que possam ser gerados relatórios de auditoria, medições estatísticas que permitirão uma nítida visibilidade de todos os projetos em andamento. Esses relatórios - publicados de forma que toda a empresa possa conhecê-los e acompanhá-los - permitem, numa rápida análise, identificar números de ocorrências e de atividades de correção por projeto e no processo como um todo.
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